Validação Experimental De Um Modelo Analítico Numérico Para Determinação Dos Parâmetros De Johnson & Cook Para O Aço Aisi 1045

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 10
- File Size:
- 446 KB
- Publication Date:
- Nov 11, 2019
Abstract
O presente trabalho possibilita o entendimento e a análise dos processos de conformação a quente dos metais. Isto, pela validação experimental do modelo de Johnson-Cook, para descrever o comportamento dos materiais no regime plástico, para grandes deformações, às altas taxas de deformações e nas altas temperaturas. Um entendimento dos parâmetros do modelo, utilizando-se um método analítico numérico simples, rápido e confiável foi desenvolvido anteriormente pela linha de pesquisa em Conformação Plástica dos Metais na UNESP – Campus de Ilha Solteira, obtendo-se as constantes empíricas do modelo referido. É proposto nesse trabalho a validação experimental do método simplificado para determinação dos parâmetros empíricos do modelo de Johnson-Cook através de um ensaio de tração a quente, considerando as propriedades mecânicas dos materiais analisados experimentalmente e/ou de dados de materiais disponíveis na literatura. De maneira geral, os resultados experimentais foram satisfatórios para o aço AISI 1045 à temperatura de 500 ºC, ensaiado à taxa de deformação de 1000 s-1, quando comparados aos resultados teóricos previstos pelo modelo proposto por SCADUTO e MENEZES. Particularmente, foi possível evidenciar erros máximos de 1,33% para o parâmetro n, 13,15% para o parâmetro B, 295,00% para o parâmetro C e 4,14% para o parâmetro m.
Citation
APA:
(2019) Validação Experimental De Um Modelo Analítico Numérico Para Determinação Dos Parâmetros De Johnson & Cook Para O Aço Aisi 1045MLA: Validação Experimental De Um Modelo Analítico Numérico Para Determinação Dos Parâmetros De Johnson & Cook Para O Aço Aisi 1045. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2019.