Utilização Do Composto Sio2(62-68)-mgo+cao(29-39) Nas Proteções Cerâmicas Das Máquinas De Injeção De Massa Nos Furos De Ferro Gusa E Escória De Altos-fornos

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 9
- File Size:
- 1889 KB
- Publication Date:
- Oct 30, 2017
Abstract
Este artigo descreve a utilização da proteção cerâmica do composto SiO2(62-68)-MgO+CaO(29-39) na região frontal das máquinas que injetam massa refratária para interromper corridas de ferro gusa e escória em estado líquido nos altos fornos. O novo modelo de proteção (protótipo) apresentou uma economia de aproximadamente R$ 32 mil reais comparado com o composto anteriormente utilizado CaO-Al2O3-SiO2. Apresentou também menor toxidade, já que possui em sua morfologia menor quantidade de fibras. Estas fibras quando inaladas provocam danos aos tecidos internos dos pulmões sendo prejudicial à saúde. Houve manutenção dos índices de produção, pois em todas as amostras da nova proteção cerâmica testada, a parte frontal foi preservada possibilitando a injeção de massa refratária na quantidade e pressão necessárias para reconstituição do comprimento do furo que retira o ferro e escória do interior do alto forno, possibilitando um volume interno maior para se produzir mais. Os modelos de proteção usados nos testes foram da empresa Morganite. A verificação da morfologia e posterior caracterização do material foram executadas por Microscopia Eletrônica de Varredura e Difração de Raios-X.
Citation
APA:
(2017) Utilização Do Composto Sio2(62-68)-mgo+cao(29-39) Nas Proteções Cerâmicas Das Máquinas De Injeção De Massa Nos Furos De Ferro Gusa E Escória De Altos-fornosMLA: Utilização Do Composto Sio2(62-68)-mgo+cao(29-39) Nas Proteções Cerâmicas Das Máquinas De Injeção De Massa Nos Furos De Ferro Gusa E Escória De Altos-fornos. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.