Utilização De Finos De Carvão Vegetal Para Produção De Biocoque Metalúrgico

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Guilherme Liziero Ruggio da Silva
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
10
File Size:
1203 KB
Publication Date:
Aug 17, 2017

Abstract

Uma marcha estável do Alto Forno está bastante ligada à consistência das propriedades químicas, físicas e metalúrgicas das suas matérias-primas, especialmente, do coque. O desafio da produção de coque está em projetar misturas de carvões que produzam coque a custo baixo e com elevada qualidade. Neste contexto, este trabalho visa avaliar a utilização de moinha de carvão vegetal na mistura de carvões reduzindo a necessidade da importação de carvões minerais, mantendo a qualidade requerida pelo Alto Forno, além de desenvolver uma rota para minimizar a emissão de CO2 proveniente do processo de obtenção de ferro gusa em Altos Fornos a coque, reduzindo seu impacto ambiental. Foram realizados testes em escala piloto com até 20% de moinha de carvão vegetal. Os resultados das análises realizadas no coque mostraram a viabilidade técnica e comercial para utilização em até 2% na carga.
Citation

APA: Guilherme Liziero Ruggio da Silva  (2017)  Utilização De Finos De Carvão Vegetal Para Produção De Biocoque Metalúrgico

MLA: Guilherme Liziero Ruggio da Silva Utilização De Finos De Carvão Vegetal Para Produção De Biocoque Metalúrgico. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account