USO DO REJEITO DE FLOTAÇÃO DE MINÉRIOS ITABIRÍTICOS COMO AREIA DE MOLDAGEM PARA FUNDIÇÃO DE PEÇAS em ALUMÍNIO

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Sávio José de Oliveira
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
11
File Size:
1195 KB
Publication Date:
Oct 30, 2017

Abstract

Neste trabalho foram caracterizados dois tipos de rejeitos arenosos, provenientes do processo de flotação do minério de ferro, com o intuito de aplicá-los na fundição de peças de alumínio. A caracterização foi conduzida de duas formas. Primeiro foram realizados os ensaios de caracterização científica, adotados pela indústria de fundição, de modo a avaliar as propriedades dos rejeitos. E, finalmente, os rejeitos foram misturados com aglomerantes para a fabricação de moldes de fundição por dois diferentes processos de moldagem: processo de moldagem de cura a frio e processo de moldagem em silicato de sódio/CO2. Os dois tipos de rejeito, que diferem na granulometria, se mostraram adequados para uso na indústria de fundição de alumínio, apresentaram propriedades adequadas e foi possível produzir peças sem defeitos.
Citation

APA: Sávio José de Oliveira  (2017)  USO DO REJEITO DE FLOTAÇÃO DE MINÉRIOS ITABIRÍTICOS COMO AREIA DE MOLDAGEM PARA FUNDIÇÃO DE PEÇAS em ALUMÍNIO

MLA: Sávio José de Oliveira USO DO REJEITO DE FLOTAÇÃO DE MINÉRIOS ITABIRÍTICOS COMO AREIA DE MOLDAGEM PARA FUNDIÇÃO DE PEÇAS em ALUMÍNIO. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account