Tratamento Químico Superficial De Fibra De Sisal: Melhorias No Desempenho Mecânico De Compósitos Semi-ecológicos Sisal/poliéster

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 12
- File Size:
- 1524 KB
- Publication Date:
- Aug 8, 2018
Abstract
Os materiais compósitos tornaram-se ao longo dos últimos anos, essenciais ao surgimento de novas tecnologias. Para tanto, é imprescindível que alguns cuidados sejam considerados ao desenvolver estes materiais, como o uso do processo de fabricação adequado e a aderência fibra/matriz, sendo este último um fator preponderante na resistência mecânica final do produto. Também se torna cada vez mais necessário o desenvolvimento de materiais com capacidade de utilização ecologicamente correta. Diante disso, foi fabricado um compósito parcialmente ecológico, utilizando como reforço um tecido de sisal, e como matriz resina poliéster. Ainda, buscando a melhoria da aderência fibra/matriz foi efetuado um tratamento com Hidróxido de sódio (NaOH) a uma concentração de 3% no reforço de sisal. Para a caracterização mecânica do compósito, foram realizados ensaios de tração uniaxial nas fibras tratadas e não tratadas, bem como nas lâminas que utilizaram estas fibras como reforço, mediante a norma ASTM 3039. Quanto a esta propriedade mecânica, foi observado que o tratamento químico superficial diminui expressivamente a resistência à tração da fibra e, em contrapartida, aumentou a resistência do compósito polimérico quando comparado ao que utilizou fibra não tratada, confirmando assim o efeito positivo do tratamento na superfície do reforço de fibra natural.
Citation
APA:
(2018) Tratamento Químico Superficial De Fibra De Sisal: Melhorias No Desempenho Mecânico De Compósitos Semi-ecológicos Sisal/poliésterMLA: Tratamento Químico Superficial De Fibra De Sisal: Melhorias No Desempenho Mecânico De Compósitos Semi-ecológicos Sisal/poliéster. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.