RESISTÊNCIA À FADIGA DE INSTRUMENTOS ENDODÔNTICOS DE NiTi “CONTROLLED MEMORY” APÓS FLEXÃO E ESTERILIZAÇÃO

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Luiza Cruz Guimarães
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
8
File Size:
1455 KB
Publication Date:
Aug 17, 2017

Abstract

Os fabricantes de instrumentos endodônticos de NiTi têm desenvolvido diferentes estratégias para aumentar a resistência à fadiga e à ruptura torcional desses instrumentos. A tecnologia “Controlled Memory (CM)”, que envolve o emprego de tratamentos térmicos em instrumentos já usinados, é uma dessas novas estratégias. Neste trabalho, dois tipos de instrumentos CM foram avaliados em termos de sua capacidade de recuperação de forma e resistência à fadiga após ciclos de flexão até 45 graus e esterilização em autoclave, simulando o uso clínico. Os resultados obtidos em relação às temperaturas de transformação martensítica e reversa, ao momento de dobramento a 45 graus, à recuperação de forma e à resistência à fadiga após ciclos de flexão/esterilização mostraram que os tratamentos aplicados aos dois tipos de instrumentos, embora referenciados como tecnologia CM, produziram resultados diferentes em termos de microestrutura e propriedades.
Citation

APA: Luiza Cruz Guimarães  (2017)  RESISTÊNCIA À FADIGA DE INSTRUMENTOS ENDODÔNTICOS DE NiTi “CONTROLLED MEMORY” APÓS FLEXÃO E ESTERILIZAÇÃO

MLA: Luiza Cruz Guimarães RESISTÊNCIA À FADIGA DE INSTRUMENTOS ENDODÔNTICOS DE NiTi “CONTROLLED MEMORY” APÓS FLEXÃO E ESTERILIZAÇÃO. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account