Pet Processado Na Presença De Extensor De Cadeia: Estimativa Da Massa Molar Por Meio Das Medidas De Torque Em Misturador Interno De Laboratório

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 10
- File Size:
- 1211 KB
- Publication Date:
- Aug 8, 2018
Abstract
No presente trabalho, poli (tereftalato de etileno) virgem (PETV) e pós-consumo (PETPC) foram aditivados com um oligômero multifuncional estirênico-acrílico-epóxi (Joncryl POLYAD PR 002) comercializado como extensor de cadeia para polímeros de condensação como o PET, visando avaliar o comportamento da massa molar destes polímeros durante o processamento. PETV e PETPC, com e sem a incorporação do aditivo, foram preparados em misturador interno Haake Rheomix, com rotores tipo roller, empregando diferentes níveis do extensor de cadeia. As massas molares foram estimadas a partir de medições de torque e temperatura. Os resultados mostram que as estimativas com base em medições de torque em tempo real foi um indicador rápido e preciso da eficácia da extensão da cadeia do PET. O aditivo extensor de cadeia compensou a perda de massa molar durante o processamento, o efeito foi afetado pelo nível de aditivo presente.
Citation
APA:
(2018) Pet Processado Na Presença De Extensor De Cadeia: Estimativa Da Massa Molar Por Meio Das Medidas De Torque Em Misturador Interno De LaboratórioMLA: Pet Processado Na Presença De Extensor De Cadeia: Estimativa Da Massa Molar Por Meio Das Medidas De Torque Em Misturador Interno De Laboratório. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.