MODELAMENTO TERMODINÂMICO DO SISTEMA NiO-CaO USANDO O MODELO QUASE-QUÍMICO DE CÉLULAS DE KAPOOR-FROHBERG-GAYE

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Flávio Beneduce
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
8
File Size:
1183 KB
Publication Date:
Aug 17, 2017

Abstract

O conhecimento das características termodinâmicas do sistema NiO-CaO é de fundamental importância no modelamento do equilíbrio metal-escória-refratário para a elaboração de ligas à base de níquel em fornos elétricos a arco assim como para o desenvolvimento de base de dados consistente para a extração de níquel de minérios lateríticos. O modelamento existente para a escória líquida, baseado no modelo quase-químico modificado por Pelton e Blander, não pode ser utilizado diretamente na base de dados SLAG usada pelo programa Thermo-Calc pois utiliza um outro modelo termodinâmico para a fase escória. O presente trabalho apresenta o modelamento do sistema NiO-CaO usando o modelo quase-químico de células de Kapoor-Frohberg-Gaye para a fase escória líquida. Os dados utilizados neste modelamento foram atividades das espécies químicas nas fases sólidas, composições solvus em várias temperaturas e parâmetros magnéticos da fase NiO. A otimização foi feita com o módulo PARROT® do programa Thermo-Calc®. Os resultados obtidos da otimização ajustaram-se bem aos dados experimentais apresentados na literatura.
Citation

APA: Flávio Beneduce  (2017)  MODELAMENTO TERMODINÂMICO DO SISTEMA NiO-CaO USANDO O MODELO QUASE-QUÍMICO DE CÉLULAS DE KAPOOR-FROHBERG-GAYE

MLA: Flávio Beneduce MODELAMENTO TERMODINÂMICO DO SISTEMA NiO-CaO USANDO O MODELO QUASE-QUÍMICO DE CÉLULAS DE KAPOOR-FROHBERG-GAYE. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account