Microanálise De Inclusões Não Metálicas De Artefatos Ferrosos Da Fábrica De Ferro De Ipanema Visando Estabelecer A Assinatura Química Do Seu Processo Produtivo

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 10
- File Size:
- 937 KB
- Publication Date:
- Aug 17, 2017
Abstract
Análise de conglomerados e caracterização microestrutural, incluindo microanálise química, foram usadas para investigar as inclusões não-metálicas de amostras ferrosas da Real Fabrica de Ferro de Ipanema e da Ponte D. Pedro II (localizada na Bahia e produzida na Escócia); e de artefatos ferrosos de sítios arqueológicos de São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul) e de Afonso Sardinha (Sorocaba, coleção da Prof.ª Margarida Andreatta) com o objetivo de estabelecer a assinatura de seus processos produtivos. A análise de conglomerados dos resultados de microanálise da fase wustita (usando como variáveis críticas os teores de MnO, MgO, Al2O3, V2O5 and TiO2) mostrou-se efetiva para agrupar e diferenciar as amostras de diferentes origens: Bahia, Sardinha, Ipanema e Missões.
Citation
APA:
(2017) Microanálise De Inclusões Não Metálicas De Artefatos Ferrosos Da Fábrica De Ferro De Ipanema Visando Estabelecer A Assinatura Química Do Seu Processo ProdutivoMLA: Microanálise De Inclusões Não Metálicas De Artefatos Ferrosos Da Fábrica De Ferro De Ipanema Visando Estabelecer A Assinatura Química Do Seu Processo Produtivo. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.