Influências De Processo No Limite De Escoamento De Cantoneira Na Especificação Nbr 7007 Ar 415

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Luciana Vilarinho Ramos de Carvalho
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
7
File Size:
1009 KB
Publication Date:
Jul 30, 2018

Abstract

Este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito do nióbio e do vanádio no aço estrutural, conforme norma brasileira NBR 7007 AR 415, quando laminado a quente a diferentes temperaturas de reaquecimento, nos resultados de limite de escoamento, limite de resistência e alongamento. Os demais parâmetros de processo que influenciam as propriedades mecânicas dos aços como temperatura e taxa de deformação de cada passe, temperatura de acabamento e taxa de resfriamento foram controlados e considerados constantes. Os resultados do ensaio de tração mostraram que os limites de escoamento e resistência da corrida com vanádio foram bem superiores aos obtidos da corrida com nióbio. O alongamento, em contrapartida, foi reduzido na corrida com vanádio, mas acima do valor mínimo especificado pela norma. Além disso, na corrida com nióbio, foi observado aumento das tensões de escoamento e resistência com o aumento da temperatura de reaquecimento de tarugos. Esses resultados propiciam uma maior flexibilidade da usina em trabalhar com os dois tipos de liga dependendo das condições de mercado e operacionais.
Citation

APA: Luciana Vilarinho Ramos de Carvalho  (2018)  Influências De Processo No Limite De Escoamento De Cantoneira Na Especificação Nbr 7007 Ar 415

MLA: Luciana Vilarinho Ramos de Carvalho Influências De Processo No Limite De Escoamento De Cantoneira Na Especificação Nbr 7007 Ar 415. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account