Influência Do Aporte Térmico De Soldagem No Crescimento De Trinca Por Fadiga Em Juntas Soldadas De Dois Aços Inoxidáveis Ferríticos

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 11
- File Size:
- 1517 KB
- Publication Date:
- Aug 7, 2018
Abstract
Este trabalho teve como objetivo estudar a resistência ao crescimento de trinca por fadiga de juntas soldadas de aços inoxidáveis ferríticos do tipo UNS S40910 e UNS S41003, com entalhe na ZTA. Os ensaios de fadiga foram realizados em juntas soldadas com alta e baixa energia de soldagem realizadas pelo processo GMAW, tendo como metal de adição o consumível austenítico ER 308 LSi, e em amostras do metal de base de ambos os aços. Os ensaios foram realizados sob controle de carga com a amplitude de carregamento constante, e razão R entre tensões de 0,1. Os resultados foram obtidos na forma de curvas (da/dN) vs. ?K, com caracterização das regiões I e II do crescimento de trinca por fadiga. Analisou-se também os aspectos microestruturais e fratográficos por intermédio de microscopia ótica e microscopia eletrônica de varredura, respectivamente, como suporte para se justificar o comportamento sob fadiga das amostras. Embora os dois aços tenham comportamento distinto, pode-se concluir que as juntas soldadas não apresentaram efeito do aporte térmico, não sendo influenciados pelas alterações microestruturais existentes na ZTA.
Citation
APA:
(2018) Influência Do Aporte Térmico De Soldagem No Crescimento De Trinca Por Fadiga Em Juntas Soldadas De Dois Aços Inoxidáveis FerríticosMLA: Influência Do Aporte Térmico De Soldagem No Crescimento De Trinca Por Fadiga Em Juntas Soldadas De Dois Aços Inoxidáveis Ferríticos. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.