Influência De Diferentes Tratamentos Térmicos Sobre A Microestrutura E Propriedades Mecânicas De Dois Aços Para Aplicação Na Indústria De Óleo E Gás

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 10
- File Size:
- 1437 KB
- Publication Date:
- Aug 16, 2017
Abstract
Este trabalho apresenta um estudo sobre a influência de diferentes ciclos de tratamentos térmicos sobre a microestrutura e propriedades mecânicas de dois aços (A e B) especificados pela norma API 5CT. O aço B tem um conteúdo de elementos de liga maior que o aço A. Caracterizou-se de forma qualitativa e quantitativa as microestruturas por meio de microscopia óptica e eletrônica de varredura. As propriedades mecânicas foram medidas por meio do ensaio de tração. As amostras do aço A submetidas ao resfriamento ao ar calmo e forçado apresentaram uma maior fração volumétrica do constituinte MA (martensita/austenita retida) em relação ao aço B e o aumento da taxa de resfriamento aumentou a quantidade de MA para os dois aços, o que resultou em um aumento no limite de resistência a tração para os aços A e B. As amostras que foram resfriadas ao ar calmo e ao ar forçado apresentaram menores limites de escoamento que as amostras temperadas e revenidas. Este resultado pode ser explicado pela presença de bainita e do constituinte MA nas amostras resfriadas ao ar calmo e ao ar forçado cuja presença gera uma maior densidade de discordâncias.
Citation
APA:
(2017) Influência De Diferentes Tratamentos Térmicos Sobre A Microestrutura E Propriedades Mecânicas De Dois Aços Para Aplicação Na Indústria De Óleo E GásMLA: Influência De Diferentes Tratamentos Térmicos Sobre A Microestrutura E Propriedades Mecânicas De Dois Aços Para Aplicação Na Indústria De Óleo E Gás. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.