Influência Da Temperatura De Bobinamento Nas Propriedades Mecânicas E Microestruturais Para Produção De Chapas De Aço Dual Phase Laminadas A Quente

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 6
- File Size:
- 827 KB
- Publication Date:
- Aug 16, 2017
Abstract
Aços baixo-carbono com microestruturas ferrítico-bainíticos, bifásico, ou multifásicos têm características apreciáveis para a indústria automobilística, pois, combinam resistência, ductilidade e conformabilidade, permitindo produzir chapas mais finas resultando na redução do peso. Com o intuito de avaliar as características mecânicas e microestruturais obtidas através da variação da temperatura de bobinamento, desenvolveu-se um estudo a partir de um aço baixo carbono com microadição de molibdênio e nióbio, onde se verificou a possibilidade de produzir um aço dual phase na forma de chapas laminadas a quente, em escala industrial. Pode-se verificar que para menores temperaturas de bobinamento, obteve-se melhor desempenho quanto ao aumento da resistência mecânica e garantia de uma alta ductilidade vinculados a um refino expressivo no tamanho de grão da matriz ferrítica em conjunto com uma segunda fase com evidência de ilhas de martensita.
Citation
APA:
(2017) Influência Da Temperatura De Bobinamento Nas Propriedades Mecânicas E Microestruturais Para Produção De Chapas De Aço Dual Phase Laminadas A QuenteMLA: Influência Da Temperatura De Bobinamento Nas Propriedades Mecânicas E Microestruturais Para Produção De Chapas De Aço Dual Phase Laminadas A Quente. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.