Influência Da Participação Em Maior Escala Do Pellet Feed Da Mina De Brucutu No Processo De Pelotização Vale-tubarão

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Marcos Meyer
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
9
File Size:
915 KB
Publication Date:
Aug 1, 2018

Abstract

A pelotização é um processo de aglomeração com objetivo de agregar valor aos finos de minérios de ferro (pellet feed). A partir de 2010, a mina de Brucutu situada no Quadrilátero Ferriferro (QF) passa a ser a maior fornecedora de matéria prima para as plantas de Tubarão / Vitória-ES. O estudo avaliou a performance industrial de duas misturas com alta participação de minério de Brucutu, acima do padrão utilizado na usina de pelotização. Os minérios compostos nas misturas foram caracterizados por análise química, física, mineralógica e microestrutural. O desempenho operacional mostrou superior à mistura padrão utilizada para a produção de pelotas para redução direta, permanecendo com os parâmetros de qualidade consoantes com as especificações do produto final. O conhecimento das características geometalúrgicas destas misturas com minério de Brucutu em maior escala foi de suma importância para adequar o processo e custo das principais operações unitárias da planta envolvida (moagem e forno).
Citation

APA: Marcos Meyer  (2018)  Influência Da Participação Em Maior Escala Do Pellet Feed Da Mina De Brucutu No Processo De Pelotização Vale-tubarão

MLA: Marcos Meyer Influência Da Participação Em Maior Escala Do Pellet Feed Da Mina De Brucutu No Processo De Pelotização Vale-tubarão. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account