Implantação De Modo De Controle Automático Para O Sistema De Injeção De Gás Natural Nas Caldeiras Da Central Termoelétrica 2 Na Csn

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 10
- File Size:
- 1306 KB
- Publication Date:
- Aug 17, 2017
Abstract
A Central Termoelétrica número 2 (CTE#2) possui três caldeiras de alta pressão que utilizam principalmente os combustíveis residuais dos processos siderúrgicos, com destaque para o gás de alto-forno (GAF), o qual está disponível em grande volume e com baixo custo. Como o GAF possui baixo valor calorífico, ele é enriquecido em duas misturadoras com gás de aciaria (GLD) e na ausência ou limitação deste, com gás natural (GN). A partir de 2014, devido a problemas com o gasômetro de GLD, passou-se a utilizar o GN com frequência para fazer o enriquecimento do GAF, o que gerava significativo impacto no custo do vapor devido o alto custo do GN. O sistema de injeção de GN nas misturadoras era controlado de forma manual e praticamente não acompanhava as variações no poder calorífico (PCI) do GAF. Percebeu-se que seria possível implementar um sistema de controle para as injeções que levasse em consideração o PCI do GAF, reduzindo o consumo de GN quando o PCI estivesse mais alto e aumentando o consumo quando o PCI estivesse mais baixo. Após a implementação deste sistema houve uma significativa redução no consumo médio de gás natural para enriquecimento do gás de alto-forno na CTE#2.
Citation
APA:
(2017) Implantação De Modo De Controle Automático Para O Sistema De Injeção De Gás Natural Nas Caldeiras Da Central Termoelétrica 2 Na CsnMLA: Implantação De Modo De Controle Automático Para O Sistema De Injeção De Gás Natural Nas Caldeiras Da Central Termoelétrica 2 Na Csn. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.