Genese E Estabilidade De Tribocamadas Em Lubrificação Solida Caso Do Par Dlc–aço Inoxidável

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Diego Berti Salvaro
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
11
File Size:
1684 KB
Publication Date:
Aug 16, 2017

Abstract

A morfologia, dimensões e composição química de tribocamadas são fortemente dependentes das pressões e temperaturas existentes no contato e oriundas das reações das superfícies entre si, com a atmosfera, com os lubrificantes e contaminantes presentes no contato. No presente artigo foi analisada a formação de tribocamadas em pares DLCaço inoxidável testados por 180, 500, 1000 e 2500 horas em atmosfera de gás refrigerante R134a sem a presença de óleo lubrificante. A caracterização foi realizada por microscopia eletrônica de varredura espectroscopia de energia dispersiva (MEV-EDS) (morfologia e composição química) e interferometria ótica de luz branca (dimensões). Nas análises por MEV-EDS foram identificadas tribocamadas que se apresentaram mais pronunciadas nas superfícies do aço inoxidável sendo as mesmas oriundas de transferências mútuas entre os pares tribológicos bem como oxidação. A espessura das tribocamadas, por sua vez variou de 100 a 500 nm. Os resultados revelam que as tribocamadas são quimicamente estáveis e que suas espessuras não variam significativamente após mil horas de ensaio.
Citation

APA: Diego Berti Salvaro  (2017)  Genese E Estabilidade De Tribocamadas Em Lubrificação Solida Caso Do Par Dlc–aço Inoxidável

MLA: Diego Berti Salvaro Genese E Estabilidade De Tribocamadas Em Lubrificação Solida Caso Do Par Dlc–aço Inoxidável. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account