Estudo Do Comportamento Da Resistência À Corrosão Da Liga Co-w Obtida Pelo Processo De Eletrodeposição Usando Tartarato De Sódio Como Agente Complexante

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 9
- File Size:
- 940 KB
- Publication Date:
- Aug 8, 2018
Abstract
Os revestimentos protetores, além de constituírem uma importante forma de prevenção à corrosão metálica, principalmente a atmosférica pode melhorar consideravelmente as propriedades físico-químicas. A eletrodeposição representa um método alternativo para revestimentos de superfície metálica e tem a finalidade de inibir a corrosão, que ocorre na superfície do metal sob a influência do meio ambiente. A liga de Co-W tem gerado considerável interesse devido a sua resistência ao desgaste e a corrosão. No processo de eletrodeposição do tungstênio não podem ser reduzidos completamente ao estado de valência zero em meio aquoso, mas é possível depositá-los na presença dos elementos do grupo do ferro. O presente trabalho propõe avaliar a influência do agente complexante tartarato de sódio no processo de obtenção da liga Co-W. Como ferramenta de otimização foi utilizado à metodologia de superfície de resposta. As medidas eletroquímicas de corrosão foram executadas em uma célula convencional de três eletrodos. Foram utilizadas as mediadas de polarização potenciodinâmicos linear. Foi avaliada a composição química das ligas pelo EDX e a morfologia da superfície com o MEV. O melhor resultado de eletrodeposição para a liga Co-W foi obtido com concentrações sulfato de cobalto 0.2 M, tartarato de sódio 0.3 M e tungstato de sódio 0.05 M e apresentou morfologia nodular com conteúdos de tungstênio de 38% e cobalto de 62% e uma boa resistência a corrosão.
Citation
APA:
(2018) Estudo Do Comportamento Da Resistência À Corrosão Da Liga Co-w Obtida Pelo Processo De Eletrodeposição Usando Tartarato De Sódio Como Agente ComplexanteMLA: Estudo Do Comportamento Da Resistência À Corrosão Da Liga Co-w Obtida Pelo Processo De Eletrodeposição Usando Tartarato De Sódio Como Agente Complexante. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.