Estudo De Inclusões Não-metálicas Em Aços Durante Tratamento Em Desgaseificador A Vácuo E Início Do Lingotamento Contínuo

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 10
- File Size:
- 1155 KB
- Publication Date:
- Jul 30, 2018
Abstract
O atingimento de limpeza inclusionária está ligado ao entendimento de como cada etapa de processamento de aços influenciam no comportamento inclusionário. Neste estudo, retiraram-se amostras de aço antes e após o tratamento a vácuo e no distribuidor do lingotamento contínuo em uma planta siderúrgica. As amostras foram submetidas à análise via MEV/EDS automatizado e a medições de oxigênio total. O posicionamento da composição química das inclusões varridas em diagramas ternários remetidas à análise de suas morfologias, bem como a correlação do nível inclusionário com parâmetros de processo e de escórias, possibilitou o entendimento de como as inclusões se comportam. A forte agitação promovida pelo desgaseificador aumenta as interações entre banho, escória e inclusões, de modo que o conteúdo de CaO e de SiO2 nas inclusões aumenta. A transferência de elementos da escória para as inclusões por intermédio do banho é acentuado, fato observado pela geração de espinélios (MgO.Al2O3) ao final do processo. De modo geral, observou-se que além do efeito do abaixamento da temperatura na geração de novas inclusões, o fator reoxidação deve ser levado em conta. Em contrapartida, há a diminuição nos níveis de inclusões maiores desde o início do tratamento em vácuo até o distribuidor. O objetivo deste estudo foi verificar como ocorre a remoção, tratamento e modificação das inclusões nas etapas finais de processamento em aciaria.
Citation
APA:
(2018) Estudo De Inclusões Não-metálicas Em Aços Durante Tratamento Em Desgaseificador A Vácuo E Início Do Lingotamento ContínuoMLA: Estudo De Inclusões Não-metálicas Em Aços Durante Tratamento Em Desgaseificador A Vácuo E Início Do Lingotamento Contínuo. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.