ESTUDO DA ESTABILIDADE DA AUSTENITA REVERTIDA EM UM AÇO MARAGING 18%Ni GRAU 300

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Hamilton Ferreira Gomes de Abreu
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
10
File Size:
1698 KB
Publication Date:
Aug 16, 2017

Abstract

Os aços maraging apresentam baixo teor de carbono e possuem uma estrutura cristalina martensítica tetrágonal de corpo centrado (TCC). Estes aços oferecem uma combinação única de alta resistência mecânica e boa tenacidade à fratura. Nesse trabalho, foi realizado um estudo in situ de radiação síncrotron na busca de avaliar a estabilidade da austenita revertida no aço maraging 18%Ni grau 300. Um corpo de prova do aço em estudo com dimensões padronizadas foi solubilizado a 840°C por 1 hora e resfriada ao ar. Em seguida foi aquecida a uma taxa de 10°C/s até 630°C, mantendo-se então nesta temperatura pelo tempo de 12 minutos. Posteriormente a este tratamento, a amostra foi resfriada até a temperatura ambiente a taxa de 15°C/s. Em cada estágio de ciclo térmico foi realizada medidas de radiação síncrotron com comprimento de onda (? = 1.0332 Å). As frações volumétricas das fases austenita revertida e martensita presentes em cada etapa do ciclo térmico foram calculadas utilizando o método de comparação direta e através da área integrada relativa aos picos das fases. A estabilidade mecânica da austenita revertida sob carga externa foi estudada usando radiação in situ síncrotron.
Citation

APA: Hamilton Ferreira Gomes de Abreu  (2017)  ESTUDO DA ESTABILIDADE DA AUSTENITA REVERTIDA EM UM AÇO MARAGING 18%Ni GRAU 300

MLA: Hamilton Ferreira Gomes de Abreu ESTUDO DA ESTABILIDADE DA AUSTENITA REVERTIDA EM UM AÇO MARAGING 18%Ni GRAU 300. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account