Estabilização De Ar Soprado Durante As Trocas Dos Regeneradores Do Alto Forno N°2 Na Companhia Siderúrgica Nacional

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Rafael Lioji Kogake
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
7
File Size:
808 KB
Publication Date:
Jul 31, 2018

Abstract

O Alto Forno n° 2 é responsável por cerca de 40% da produção de gusa na CSN. Uma das principais utilidades responsável pela transformação do minério de ferro em gusa é o ar soprado que é fornecido por dois turbo sopradores da Central Termoelétrica n°2. Para que ocorra o processo de transformação do minério é necessário que o ar soprado seja aquecido. Isto é feito através dos regeneradores, os quais aquecem o ar para cerca de 1.300°C. Como cada regenerador tem um tempo de campanha, é necessário fazer a troca do mesmo a cada 1 hora. Nesse momento de mudança de regenerador, uma parte do ar soprado é desviado para o regenerador que está entrando em operação e ainda está vazio. Com isso, há uma perda pontual de produção indesejada, além de causar instabilidade no processo. A solução encontrada para reduzir este problema foi aumentar a vazão de sopro durante o período de troca de regeneradores, garantindo assim uma maior produção e melhor estabilidade do Alto Forno 2. Este trabalho apresenta o estudo do problema em questão, a metodologia utilizada para a sua implementação e os resultados alcançados.
Citation

APA: Rafael Lioji Kogake  (2018)  Estabilização De Ar Soprado Durante As Trocas Dos Regeneradores Do Alto Forno N°2 Na Companhia Siderúrgica Nacional

MLA: Rafael Lioji Kogake Estabilização De Ar Soprado Durante As Trocas Dos Regeneradores Do Alto Forno N°2 Na Companhia Siderúrgica Nacional. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account