Espuma De Magnésio: Avaliação Da Densidade Relativa De Amostras Obtidas A Partir De Prensagem Uniaxial De Misturas De Pós De Liga De Magnésio Az91 Com Hidreto De Titânio

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Lucas Xavier Soares de Souza
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
11
File Size:
1952 KB
Publication Date:
Oct 30, 2017

Abstract

No contexto de eficiência energética nos setores automobilístico e aeronáutico, a redução de peso em estruturas assume um papel importante. Como alternativa para isso, as espumas metálicas, mais especificamente, as espumas de magnésio e de ligas de magnésio, surgem com grande potencial. Isso se deve, primeiramente, às propriedades desse elemento químico, que é o mais leve entre os metais estruturais. Já a estrutura em forma de espuma aparece como fator capaz de potencializar as propriedades desse elemento. Um dos processos para produção de espumas de magnésio é a metalurgia do pó e uma das etapas desse processo é a compactação dos pós. Busca-se com este trabalho, avaliar a densidade relativa de amostras que foram compactadas a partir da prensagem uniaxial a frio de pós da liga de magnésio AZ91 com hidreto de titânio. Foi verificado que para uma mesma pressão, variando a granulometria da liga AZ91 e a quantidade de hidreto, a variação nas densidades relativas é desprezível. A partir das curvas obtidas nos ensaios de compactação foi possível verificar que na faixa de 130 a 230 MPa ocorreu deformação plástica dos pós de forma gradual e foi possível constatar que a partir de 300MPa não ocorre variação significativa da densidade relativa com o aumento da pressão.
Citation

APA: Lucas Xavier Soares de Souza  (2017)  Espuma De Magnésio: Avaliação Da Densidade Relativa De Amostras Obtidas A Partir De Prensagem Uniaxial De Misturas De Pós De Liga De Magnésio Az91 Com Hidreto De Titânio

MLA: Lucas Xavier Soares de Souza Espuma De Magnésio: Avaliação Da Densidade Relativa De Amostras Obtidas A Partir De Prensagem Uniaxial De Misturas De Pós De Liga De Magnésio Az91 Com Hidreto De Titânio. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account