Ensaio De Impacto Izod Em Compósitos De Matriz Poliéster Reforçada Com Tecido De Juta

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Foluke Salgado de Assis
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
8
File Size:
613 KB
Publication Date:
Oct 30, 2017

Abstract

A fibra de juta é uma das fibras com grande potencial para ser aplicada como tecido reforçando compósitos poliméricos Este trabalho avaliou a resistência ao impacto para compósitos de matriz poliéster reforçado tecido de juta. Os corpos de prova foram fabricados com diferentes percentuais de tecido de juta: 0, 10, 20 e 30% em fração volumétrica. O tecido sido de juta foi embebedado com resina poliéster (estado líquido) e curado em temperatura ambiente durante 24 horas. As amostras foram ensaiadas utilizando o pêndulo impacto Izod and a superfície de fratura foi examinada utilizando o microscópio eletrônico de varredura. A resistência ao impacto Izod dos compósitos poliéster-juta cresceu de maneira linear com o aumento da quantidade de tecido de juta. Utilizando 30% de tecido de juta, foi possível obter 83,1 J/m enquanto o poliéster puro (0% de tecido) obteve 21,8 J/m. O bom desempenho do compósito poliéster-juta pode ser associado com a dificuldade de romper o compósito em virtude do tecido de juta, assim como, as trincas produzidas através da interface poliéster/tecido de juta que colaborou com o aumento na absorção de energia durante o ensaio de impacto Izod.
Citation

APA: Foluke Salgado de Assis  (2017)  Ensaio De Impacto Izod Em Compósitos De Matriz Poliéster Reforçada Com Tecido De Juta

MLA: Foluke Salgado de Assis Ensaio De Impacto Izod Em Compósitos De Matriz Poliéster Reforçada Com Tecido De Juta. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account