EFEITOS DO SUPERAQUECIMENTO NOS PARÂMETROS TÉRMICOS E SUA CORRELAÇÃO COM A MACRO, MICROESTRUTURA E MICRODUREZA HV DA LIGA Al-3%Mg SOLIDIFICADA UNIDIRECIONALMENTE

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 11
- File Size:
- 1690 KB
- Publication Date:
- Oct 30, 2017
Abstract
As ligas fundidas de Alumínio são uma excelente opção para substituir os materiais convencionais devido às suas excelentes propriedades mecânicas. Assim, o uso destas ligas nas indústrias aeroespacial e automobilística estão em uso crescente. As propriedades mecânicas finais das peças são muito dependentes da macro e microestrutura, que são resultantes do processo de solidificação. Portanto, o controle dos processos de solidificação de ligas permite maximizar as propriedades mecânicas de um componente mecânico. Os parâmetros de processo que podem interferir na estrutura final de uma liga são amplos. Tem-se como exemplo: composição da liga, taxa de resfriamento, modo de extração de calor, condições de fusão e tratamento do metal líquido e temperaturas envolvidas durante a fundição. O objetivo deste trabalho foi estudar uma liga binária de Al-Mg usando a técnica solidificação unidirecional. As macroestruturas e microestruturas obtidas foram correlacionadas com parâmetros térmicos tais como: velocidade de deslocamento da isoterma liquidus (VL) e taxa de resfriamento (?). E os espaçamentos dendrítico secundários (?2) com a microdureza HV. A composição da liga analisada foi Al-Mg com 3% de Mg e com patamares de superaquecimento (?TV) variando em 20, 40 e 60ºC.
Citation
APA:
(2017) EFEITOS DO SUPERAQUECIMENTO NOS PARÂMETROS TÉRMICOS E SUA CORRELAÇÃO COM A MACRO, MICROESTRUTURA E MICRODUREZA HV DA LIGA Al-3%Mg SOLIDIFICADA UNIDIRECIONALMENTEMLA: EFEITOS DO SUPERAQUECIMENTO NOS PARÂMETROS TÉRMICOS E SUA CORRELAÇÃO COM A MACRO, MICROESTRUTURA E MICRODUREZA HV DA LIGA Al-3%Mg SOLIDIFICADA UNIDIRECIONALMENTE. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.