Efeitos Do Ciclo Térmico De Uma Determinada Rota De Manufatura Sobre Componentes Automotivos Fabricados Com O Material Din En 10149 S700mc

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Daniel Angelo Zattera Milesi
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
9
File Size:
1226 KB
Publication Date:
Aug 16, 2017

Abstract

Em determinadas rotas de manufatura de componentes automotivos, principalmente de produtos do segmento rodoviário pesado, são muito comuns processos de desempeno a quente, assim como outros procedimentos como arqueamento e alinhamento de longarinas. O presente trabalho tem por objetivo traçar os principais impactos destes processos sobre o material de alta resistência e baixa liga norma DIN EN 10149 S700MC em uma rota de fabricação de produtos automotivos com interferência de um procedimento a quente. Esse material, quando submetido ao ciclo térmico para alinhamento a quente, através do aquecimento de algumas regiões pontuais e do posterior resfriamento ao ar calmo têm suas propriedades mecânicas alteradas. Para comprovar isso, foram reproduzidas as condições do processo atual para mapeamento de dados de temperatura para os subsequentes ensaios de laboratório. Comparando as amostras submetidas ao ciclo térmico, com as produzidas com a mesma matéria prima sem aquecimento, pode-se verificar o impacto causado pelo processo de alinhamento a quente utilizado sobre as propriedades mecânicas do material. Os resultados mostram que o aço DIN EN 10149 S700MC apresenta alterações expressivas em todos os ciclos realizados. Com isso, ocorrem modificações na microestrutura pelo ciclo térmico ocasionando a diminuição de algumas propriedades mecânicas importantes, como tensão de escoamento, dureza e a tensão limite de fadiga.
Citation

APA: Daniel Angelo Zattera Milesi  (2017)  Efeitos Do Ciclo Térmico De Uma Determinada Rota De Manufatura Sobre Componentes Automotivos Fabricados Com O Material Din En 10149 S700mc

MLA: Daniel Angelo Zattera Milesi Efeitos Do Ciclo Térmico De Uma Determinada Rota De Manufatura Sobre Componentes Automotivos Fabricados Com O Material Din En 10149 S700mc. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account