Efeito Dos Parâmetros De Recozimento Contínuo Na Microestrutura E Propriedades Mecânicas De Um Aço Revestido Por Imersão A Quente Da Classe De Resistência De 800 Mpa

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 10
- File Size:
- 1900 KB
- Publication Date:
- Aug 16, 2017
Abstract
Neste trabalho avaliou-se o efeito de diferentes ciclos térmicos na microestrutura e propriedades mecânicas de um aço Dual Phase revestido por imersão a quente, da classe de resistência de 800 MPa, a partir de simulações em escala piloto no equipamento HDPS (Hot Dip Process Simulator), ensaios dilatométricos, tração à temperatura ambiente e flangeamento. Nas simulações de recozimento contínuo foram experimentadas duas temperaturas de encharque no recozimento intercrítico (740°C e 780°C) e três temperaturas de patamar isotérmico no resfriamento rápido (610°C, 560°C e 510°C). A caracterização microestrutural evidenciou que a temperatura de encharque de 740°C não foi suficiente para dissolução completa dos carbonetos formados na laminação a quente, resultando em frações reduzidas de segundo constituinte. Com isso, o limite de resistência mínimo de 800 MPa não foi alcançado. Além disso, os resultados de ductilidade e flangeamento se mostraram aquém dos obtidos nas simulações com encharque a 780°C. Nas simulações com temperatura de encharque a 780°C e isotérmicas de 510°C e 560°C no resfriamento rápido foi atendido o limite de resistência mínimo, com capacidade de expansão de furo ligeiramente superior à obtida nas simulações com encharque a 740°C.
Citation
APA:
(2017) Efeito Dos Parâmetros De Recozimento Contínuo Na Microestrutura E Propriedades Mecânicas De Um Aço Revestido Por Imersão A Quente Da Classe De Resistência De 800 MpaMLA: Efeito Dos Parâmetros De Recozimento Contínuo Na Microestrutura E Propriedades Mecânicas De Um Aço Revestido Por Imersão A Quente Da Classe De Resistência De 800 Mpa. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.