EFEITO DO REFINO DO TAMANHO DE GRÃO AUSTENÍTICO PELA ADIÇÃO DE HÁFNIO (Hf) NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE TRAÇÃO DO AÇO HADFIELD

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 11
- File Size:
- 2178 KB
- Publication Date:
- Oct 30, 2017
Abstract
Estudou-se o efeito do tamanho de grão austenítico nas propriedades de tração do aço Hadfield refinado com Hf. Estas propriedades foram comparadas com as de um aço Hadfield sem refino, ambos com a composição química de acordo com a norma ASTM A128 – grau B2. Adicionalmente, foram usadas técnicas de caracterização macroestrutural, microestrutural e fractográfica. A caracterização macroestrutural mostrou que o aço Hadfield com adição de Hf apresentou tamanho do grão austenítico (600 ?m) aproximadamente cinco vezes menor do que o do aço Hadfield sem refino (3000 ?m). Os resultados do ensaio de tração mostraram um pequeno aumento (~6%) no valor do limite de escoamento com o refino do grão, em acordo com a Equação de Hall-Petch para materiais austeníticos. No entanto, os resultados dos ensaios de tração do aço Hadfield refinado mostraram aumentos que não foram previstos para as propriedades de resistência à tração (~37%), alongamento (~53%) e tenacidade (~88%). O exame fractográfico dos corpos de prova de tração indicou predominância do mecanismo de fratura dúctil para o aço Hadfield sem refino, enquanto que o aço Hadfield refinado apresentou predominância do mecanismo de fratura intergranular dúctil.
Citation
APA:
(2017) EFEITO DO REFINO DO TAMANHO DE GRÃO AUSTENÍTICO PELA ADIÇÃO DE HÁFNIO (Hf) NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE TRAÇÃO DO AÇO HADFIELDMLA: EFEITO DO REFINO DO TAMANHO DE GRÃO AUSTENÍTICO PELA ADIÇÃO DE HÁFNIO (Hf) NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE TRAÇÃO DO AÇO HADFIELD. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.