Efeito De Variáveis De Fabricação Em Propriedades De Aglomerados Carvão Fóssil-minério De Ferro Obtidos Por Briquetagem Seguida De Tratamento Térmico

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 11
- File Size:
- 826 KB
- Publication Date:
- Aug 1, 2018
Abstract
Um dos problemas de aglomerados autorredutores utilizando cimento como aglomerante é a sua baixa resistência mecânica a temperaturas acima de 900°C levando-os à degradação durante a redução. Uma nova tecnologia propôs utilizar as propriedades de plasticidade térmica do carvão fóssil coqueificáveis como aglomerante, o que deu origem ao produto conhecido como CCB (Carbon Composite Iron Ore Hot Briquette). Este trabalho tem como objetivo propor uma rota alternativa para a fabricação dos briquetes autorredutores e estudar o efeito de variáveis de processo na resistência à compressão dos mesmos. O método utilizado na obtenção dos briquetes foi de compactação em matriz cilíndrica de misturas de finos de carvão fóssil coqueificável (log(máxima fluidez) = 2,48) e minério de ferro (pellet feed) seguida de tratamento térmico. Foram realizados testes variando granulometria do carvão, pressão de compactação, taxa de aquecimento e proporção entre carvão e minério e investigados os efeitos dessas variáveis em relação à resistência à compressão e à densidade dos briquetes produzidos. Foi observado que a resistência à compressão obtida nos briquetes produzidos via briquetagem a frio seguida de tratamento térmico são comparáveis com os CCBs.
Citation
APA:
(2018) Efeito De Variáveis De Fabricação Em Propriedades De Aglomerados Carvão Fóssil-minério De Ferro Obtidos Por Briquetagem Seguida De Tratamento TérmicoMLA: Efeito De Variáveis De Fabricação Em Propriedades De Aglomerados Carvão Fóssil-minério De Ferro Obtidos Por Briquetagem Seguida De Tratamento Térmico. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.