Efeito Da Porcentagem De Austenita Retida Nas Propriedades Mecânicas De Um Ferro Fundido Nodular Submetido Ao Processo De Têmpera E Partição

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 8
- File Size:
- 1490 KB
- Publication Date:
- Aug 16, 2017
Abstract
Neste trabalho foi avaliada a influência da porcentagem de austenita retida nas propriedades mecânicas de um ferro fundido nodular submetido ao processo de Têmpera e Partição (T&P). O tratamento térmico consiste do aquecimento do material à 880ºC por um tempo de encharque de 2h para completa austenitização, seguida de têmpera em óleo até a temperatura de 170ºC, intermediária às temperaturas Ms e Mf, para formação de uma quantidade controlada de martensita atérmica. Em seguida, o material foi reaquecido até 375ºC (tratamento de partição) por diferentes tempos (15, 60 e 120 minutos), sendo subsequentemente resfriado ao ar até a temperatura ambiente. Foram utilizadas as técnicas de microscopia óptica (MO) e eletrônica de varredura (MEV) para a caracterização microestrutural do material obtido. Ensaios de tração e impacto (Charpy) foram realizados para obtenção das propriedades mecânicas do material. Para longos tempos de partição, foi verificada uma diminuição na fração volumétrica de austenita. Com a diminuição da porcentagem de austenita retida observou-se uma diminuição nas propriedades como alongamento e resistência ao impacto do material.
Citation
APA:
(2017) Efeito Da Porcentagem De Austenita Retida Nas Propriedades Mecânicas De Um Ferro Fundido Nodular Submetido Ao Processo De Têmpera E PartiçãoMLA: Efeito Da Porcentagem De Austenita Retida Nas Propriedades Mecânicas De Um Ferro Fundido Nodular Submetido Ao Processo De Têmpera E Partição. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.