Efeito Da Distância Interlamelar Da Perlita De Um Aço Eutetóide Na Dureza, Na Saturação Magnética E No Ruído Magnético De Barkhausen

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 9
- File Size:
- 2484 KB
- Publication Date:
- Aug 17, 2017
Abstract
A pesquisa relativa ao transporte ferroviário no Brasil tem se intensificado nos últimos anos visando principalmente a melhoria no desempenho do par roda-trilho. Isso se deve a demanda de se transportar cada vez mais carga por eixo visando uma redução no custo de transporte. Através de mudanças na microestrutura do material ou de mudanças na composição das ligas utilizadas na fabricação pode se aumentar a resistência do par roda-trilho. Neste trabalho foi analisada a influência de diferentes microestruturas (puramente perlíticas e perlíticas-bainíticas), obtidas através de tratamento térmico por dilatometria, nas propriedades de um aço alto carbono similar ao utilizado em rodas convencionais classe C destinadas a implementação pesada com altas cargas e baixas velocidades. Foram realizados tratamentos isotérmicos em dez temperaturas diferentes para um aço eutetóide. As análises incluíram técnicas metalográficas (definição de fases presentes e distância interlamelar da perlita), ensaios mecânicos de dureza e ensaios magnéticos (saturação magnética e ruído de Barkhausen).
Citation
APA:
(2017) Efeito Da Distância Interlamelar Da Perlita De Um Aço Eutetóide Na Dureza, Na Saturação Magnética E No Ruído Magnético De BarkhausenMLA: Efeito Da Distância Interlamelar Da Perlita De Um Aço Eutetóide Na Dureza, Na Saturação Magnética E No Ruído Magnético De Barkhausen. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.