Efeito Da Adição De Nb E Da Temperatura De Revenimento Sobre A Resistência À Corrosão Por Pite E Sobre O Grau De Sensitização De Aço Inoxidável Supermartensítico 13cr5ni2mo

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 10
- File Size:
- 1200 KB
- Publication Date:
- Aug 17, 2017
Abstract
Os aços inoxidáveis supermartensíticos (AISM) foram projetados a partir dos aços inoxidáveis martensíticos de mais alto teor carbono, o seu desenvolvimento começou na década de 90. As características principais que os definem como supermartensíticos são: o baixo teor de carbono (C<0,03%) e adição de alguns elementos de liga, especialmente Ni e Mo, essas mudanças na composição química junto com os tratamentos térmicos adequados (têmpera e revenimento) fornecem excelentes propriedades mecânicas e resistência à corrosão melhorada, comparados com os aços inoxidáveis martensíticos UNS S41000 e S42000. Neste trabalho estudou-se o efeito da adição de Nb e da temperatura de revenimento (550°C, 575°C e 600°C) sobre a resistência à corrosão por pite e sobre o grau de sensitização através de dois AISM, um denominado SM2MoNb contendo 0,11% Nb e outro SM2Mo sem adição de Nb. Os resultados mostraram que o aço SM2MoNb apresentou, nas três temperaturas estudadas de revenimento, melhor resistência à corrosão por pite e menor grau de sensitização(GS), ou seja menor tendência à corrosão intergranular. Sabe-se que o Nb ajuda a diminuir o GS devido à inibição da precipitação de Cr23C6 por estabilização de carbono formando NbC em temperaturas mais altas, mas, na literatura especializada, não foram encontradas explicações quanto ao comportamento da corrosão por pite.
Citation
APA:
(2017) Efeito Da Adição De Nb E Da Temperatura De Revenimento Sobre A Resistência À Corrosão Por Pite E Sobre O Grau De Sensitização De Aço Inoxidável Supermartensítico 13cr5ni2moMLA: Efeito Da Adição De Nb E Da Temperatura De Revenimento Sobre A Resistência À Corrosão Por Pite E Sobre O Grau De Sensitização De Aço Inoxidável Supermartensítico 13cr5ni2mo. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.