Determinação Dos Parâmetros Ideais No Espessamento De Lamas Através Da Inclusão De Testes De Sedimentação Em Proveta Na Rotina Operacional

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 5
- File Size:
- 750 KB
- Publication Date:
- Aug 16, 2017
Abstract
O espessamento de lamas no processo de beneficiamento de minério de ferro é de fundamental importância para a recuperação de água de processo, pois 75% da água é recuperada nesta etapa. Além disso, a qualidade da mesma interfere diretamente no bom desempenho das demais etapas do processo, principalmente na etapa de flotação. Vários são os parâmetros que interferem para obtenção da clarificação ideal do overflow, como: pH, dosagem de coagulantes e floculantes, percentagem de sólidos na alimentação, etc. O pH pode ser considerado o mais importante, pois a partir dele é que se determina as dosagens de coagulante e floculante referentes ao ponto ótimo de coagulação reduzindo assim os efeitos negativos na etapa de flotação. O teste de sedimentação em proveta é uma forma simples e rápida de realizar uma análise da velocidade de sedimentação e clarificação da água frente a diferentes combinações dos parâmetros citados. A Samarco resgatou e implementou na rotina dos operadores da área de espessamento a realização de testes de sedimentação em proveta com o objetivo de reduzir o tempo decorrente de coleta de material, envio ao laboratório e espera pelos resultados. Após a implementação dos testes na rotina operacional, observou-se motivação da equipe em redução de custos, embasamento teórico e assertividade na tomada de ações, diminuição de incidência de eventos de má clarificação da água overflow e diminuição do consumo de floculante em cerca de 30%.
Citation
APA:
(2017) Determinação Dos Parâmetros Ideais No Espessamento De Lamas Através Da Inclusão De Testes De Sedimentação Em Proveta Na Rotina OperacionalMLA: Determinação Dos Parâmetros Ideais No Espessamento De Lamas Através Da Inclusão De Testes De Sedimentação Em Proveta Na Rotina Operacional. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.