Desenvolvimento Do Tratamento Térmico Do Vergalhão Ca50 Em Rolo Pelo Processo Stelmor

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
José Raphael Olegário França
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
8
File Size:
1682 KB
Publication Date:
Aug 16, 2017

Abstract

Os vergalhões CA50 bitolas finas 8,00 mm a 16,00 mm, em rolos produzidos via Stelmor são os produtos de maior demanda da CSN aços longos. Estes produtos sofrem tratamento térmico de resfriamento ao ar forçado via esteira transportadora de espiras, após serem laminados e espiralados. Devido a parâmetros e características do próprio processo o produto final apresentava heterogeneidade nas propriedades mecânicas que era causada por um resfriamento diferenciado das espiras, gerando reprovação na inspeção da qualidade. Através do uso de pirômetros para monitorar a temperatura das espiras e uma otimização do resfriamento com defletores do fluxo de ar ao longo da esteira transportadora, tornou-se possível reduzir a heterogeneidade das propriedades mecânicas, assim como a elaboração de ferramentas que ajudam na parametrização do Stelmor.
Citation

APA: José Raphael Olegário França  (2017)  Desenvolvimento Do Tratamento Térmico Do Vergalhão Ca50 Em Rolo Pelo Processo Stelmor

MLA: José Raphael Olegário França Desenvolvimento Do Tratamento Térmico Do Vergalhão Ca50 Em Rolo Pelo Processo Stelmor. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account