Desenvolvimento De Novo Agente Dessiliciante Do Gusa Alternativo À Carepa Metálica

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Otávio Augusto da Cunha Teixeira
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
10
File Size:
848 KB
Publication Date:
Aug 17, 2017

Abstract

Na Aperam South America, a geração interna de carepa metálica utilizada no PTG (Pré-tratamento de Gusa) como agente dessiliciante do gusa é insuficiente para suprir toda a demanda, sendo necessária a aquisição regular do insumo junto a outras siderúrgicas. Com o reaproveitamento interno da carepa pelas siderúrgicas, a compra do material no mercado ficou muito dificultada. Visando complementar a insuficiência do suprimento de carepa, foram estudadas e testadas duas alternativas de agente dessiliciante, tendo como fonte dois resíduos gerados no beneficiamento da carga metálica da Redução, a saber: Finos do Minério Serra Azul (100%) e Finos de Pelota (80%) misturados aos Finos de Minério Serra Azul (20%). Após os testes, a segunda alternativa se mostrou mais viável técnica e economicamente. A taxa de dessiliciação do novo agente se apresentou, inclusive, melhor que a da própria carepa. A geração mensal do novo insumo (700 t), complementada com a da carepa interna, conseguem suprir integralmente a demanda de agente DeSi para o PTG.
Citation

APA: Otávio Augusto da Cunha Teixeira  (2017)  Desenvolvimento De Novo Agente Dessiliciante Do Gusa Alternativo À Carepa Metálica

MLA: Otávio Augusto da Cunha Teixeira Desenvolvimento De Novo Agente Dessiliciante Do Gusa Alternativo À Carepa Metálica. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account