Desenvolvimento De Aços Resistentes À Abrasão Através Da Tecnologia De Têmpera Direta Na Laminação De Chapas Grossas Da Gerdau Ouro Branco

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 10
- File Size:
- 1226 KB
- Publication Date:
- Oct 30, 2017
Abstract
Foram avaliados os efeitos da tecnologia de laminação seguida da têmpera direta na produção de chapas grossas de alta dureza, resistentes à abrasão, na Linha de Chapas Grossas da Gerdau Ouro Branco. Para tanto, foram analisados os parâmetros de processo e propriedades mecânicas, através da realização de ensaios de dureza, tração, tenacidade ao impacto Charpy e metalografia. A tecnologia de têmpera direta, realizada através do Mulpic, possibilita a fabricação de aços de alta dureza com carbono equivalente significativamente baixo. O mecanismo principal para aumento da dureza, baseia-se em uma laminação com passes de alta redução, iniciando o resfriamento com o aço ainda constituído exclusivamente pela fase austenítica, sendo temperado a baixas temperaturas, ocorrendo a completa transformação martensítica. Tanto o processo de têmpera direta no Mulpic, quanto os processos anteriores precisam ser muito bem controlados, visando uma microestrutura homogênea e um produto com a planicidade adequada.
Citation
APA:
(2017) Desenvolvimento De Aços Resistentes À Abrasão Através Da Tecnologia De Têmpera Direta Na Laminação De Chapas Grossas Da Gerdau Ouro BrancoMLA: Desenvolvimento De Aços Resistentes À Abrasão Através Da Tecnologia De Têmpera Direta Na Laminação De Chapas Grossas Da Gerdau Ouro Branco. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.