Desenvolvimento De Aço Galvanizado A Quente (Gi) Com Pós-tratamento Para Aumento De Lubricidade

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Juliana Porto Guimarães
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
10
File Size:
1389 KB
Publication Date:
Jul 30, 2018

Abstract

A crescente demanda por aços galvanizados com alta lubricidade tem impulsionado o desenvolvimento de pós-tratamentos que, aplicados sobre a superfície dos revestimentos, reduzem o atrito entre o ferramental e a chapa durante o processo de estampagem de peças críticas na indústria automotiva. Diante disso, a Usiminas desenvolveu, em parceria com a Quaker, a aplicação do pós-tratamento tipo microfosfato denominado Primecoat Z Auto, com a função de melhorar a estampabilidade de aços galvanizados a quente do tipo GI (Zn puro). Nesse estudo foi avaliada a Razão Limite de Estampagem (RLE) de um aço GI destinado a produção de peças críticas, após aplicação desse pós-tratamento em escala de laboratório. Adicionalmente, foram caracterizadas a morfologia e a constituição química do microfosfato, e o desempenho do aço quanto à fosfatização, à pintura automotiva e à resistência a corrosão. Concluiu-se que o filme de pós-tratamento é amorfo, constituído por Zn, P, Al e Mg, promovendo um excelente ganho de lubricidade ao aço GI, sem interferir nos processos subsequentes de fosfatização e de pintura nas montadoras. Além disso, o material apresentou excelente desempenho quanto à resistência à corrosão.
Citation

APA: Juliana Porto Guimarães  (2018)  Desenvolvimento De Aço Galvanizado A Quente (Gi) Com Pós-tratamento Para Aumento De Lubricidade

MLA: Juliana Porto Guimarães Desenvolvimento De Aço Galvanizado A Quente (Gi) Com Pós-tratamento Para Aumento De Lubricidade. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account