Desempenho Industrial De Pó Fluxante Com Teor Reduzido De Flúor Para Aços Com Baixo Teor De Carbono

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Rodrigo Seara Martins
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
10
File Size:
1854 KB
Publication Date:
Aug 17, 2017

Abstract

Foram realizados testes industriais com cerca de uma tonelada de pó fluxante com teor de flúor da ordem de 1,0%, denominado ultrabaixo teor de flúor (UBF). O testes foram realizados em 29 corridas de aços com baixo teor de carbono acalmados ao alumínio (AA BC) na Aciaria 2 da Usiminas em Ipatinga. Ao longo do processamento industrial, os dados operacionais foram analisados, coletadas amostras para avaliação das propriedades físico-químicas da escória líquida e as válvulas submersas foram separadas para medir a taxa de desgaste. Tanto as caracterizações realizadas quanto o desempenho industrial evidenciaram que as propriedades relativas à taxa de fusão, lubrificação e cristalização estão de acordo com as necessidades operacionais para a produção de aços AA BC. Por fim, os resultados de desgaste da válvula submersa mostram um ganho significativo com o uso do pó fluxante UBF. A taxa média de desgaste foi aproximadamente 40% inferior à obtida com o uso do pó fluxante comercial (teor de flúor na ordem de 7,5%).
Citation

APA: Rodrigo Seara Martins  (2017)  Desempenho Industrial De Pó Fluxante Com Teor Reduzido De Flúor Para Aços Com Baixo Teor De Carbono

MLA: Rodrigo Seara Martins Desempenho Industrial De Pó Fluxante Com Teor Reduzido De Flúor Para Aços Com Baixo Teor De Carbono. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account