Desempenho De Pré-tratamentos De Fosfato De Zinco Dry-in-place Frente À Conformação Mecânica De Chapas De Aços Baixo Carbono

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 11
- File Size:
- 1321 KB
- Publication Date:
- Aug 16, 2017
Abstract
O presente trabalho comparou o desempenho do fosfato de zinco e do microfosfato de zinco, ambos com tecnologia dry-in-place para verificação do comportamento destes revestimentos frente à conformação mecânica, por meio do ensaio de embutimento Erichsen, método Nakazima e curvas limite de conformação (CLC). Foram estudadas chapas de aço-carbono grau EM e grau EEP G4 eletrozincadas e fosfatizadas. As chapas foram fosfatizadas empregando-se dois banhos: fosfato de zinco e microfosfato de zinco, ambos com tecnologia dry-in-place. A caracterização da morfologia dos fosfatos estudados por microscopia eletrônica de varredura mostrou que as camadas de fosfato de zinco não apresentaram formação de cristais, quando aplicadas por roll coater e as análises por EDS comprovaram a presença do elemento fósforo. O ensaio de embutimento Erichsen somado aos resultados obtidos nas curvas CLC demonstraram que o microfosfato exibiu desempenho melhor em comparação ao fosfato. A diferença entre os dois tipos de fosfato foi mensurável e evidenciou que a tecnologia dry-in-place colaborou com a produção de camadas fosfatizadas adequadas para a lubrificação durante o processo de conformação mecânica.
Citation
APA:
(2017) Desempenho De Pré-tratamentos De Fosfato De Zinco Dry-in-place Frente À Conformação Mecânica De Chapas De Aços Baixo CarbonoMLA: Desempenho De Pré-tratamentos De Fosfato De Zinco Dry-in-place Frente À Conformação Mecânica De Chapas De Aços Baixo Carbono. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.