Degradação Mecânica De Pelotas De Minério De Ferro Durante O Manuseio E Transporte. Parte 1: Modelo Matemático E Simulador

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 10
- File Size:
- 1563 KB
- Publication Date:
- Aug 16, 2017
Abstract
Pelotas de minério de ferro representam uma parcela significativa do mercado transoceânico de minério de ferro, contando com uma participação importante de empresas brasileiras. Pelotas concorrem favoravelmente com granulados e sínteres de minério de ferro na carga metálica de fornos, em particular devido à sua elevada resistência à degradação durante o manuseio e transporte. Entretanto, pelotas ainda sofrem desse problema, que resulta na geração de finos, removidos previamente à alimentação do forno, ou de cacos, que podem resultar no aparecimento de clusters em fornos de redução direta. Esses efeitos danosos da degradação podem ser minimizados caso uma metodologia adequada de caracterização de pelotas e de simulação do processo de manuseio se encontrasse disponível. O presente trabalho trata do desenvolvimento de metodologia inédita e inovadora para previsão de resultados de degradação de pelotas, desde a usina pelotizadora até o pátio ou forno do cliente, desenvolvido como parte da parceria entre o Laboratório de Tecnologia Mineral da COPPE/UFRJ e a Samarco Mineração. O trabalho mostra ainda uma validação preliminar a partir de um ensaio de quedas múltiplas em laboratório, mostrando ótima aderência. Um simulador do processo foi desenvolvido, o qual permite inserir as características das pelotas produzidas, bem como o fluxograma de manuseio, permitindo prever a intensidade da degradação.
Citation
APA:
(2017) Degradação Mecânica De Pelotas De Minério De Ferro Durante O Manuseio E Transporte. Parte 1: Modelo Matemático E SimuladorMLA: Degradação Mecânica De Pelotas De Minério De Ferro Durante O Manuseio E Transporte. Parte 1: Modelo Matemático E Simulador. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.