Criação De Algoritmo Para Análise De Imagens De Trincas E Da Pelota Queimada E Correlação De Seus Parâmetros Com A Resistência Física Do Material

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 9
- File Size:
- 1315 KB
- Publication Date:
- Aug 16, 2017
Abstract
Visando entender os impactos causados pela formação de trincas e deformação das pelotas na qualidade física do material, foi desenvolvido um algoritmo que, através de análise automática de imagens, é capaz de medir o tamanho da trinca, sua largura e comprimento, bem como efetuar as medições de tamanho e morfologia da pelota queimada. Foram analisadas pelotas produzidas com minério hidratado (elevado teor de goethita) com 2 perfis térmicos distintos. Os dados obtidos na análise de imagem foram correlacionados com a resistência à compressão das pelotas e evidenciaram o tamanho das trincas denota notória correlação com a sua resistência física. A medição das trincas formadas pela deformação da pelota no leito (denominadas resiliência) permite evidenciar o quanto a pressão no leito de pelotas impacta na qualidade após a queima, bem como indica o ponto ótimo para que não acarretem em perda da resistência. A medição do tamanho das trincas térmicas mostra-se essencial, pois mesmo em perfis mais suaves de queima pode haver a formação de tais trincas, sendo que o tamanho e a abertura da trinca é que definem a melhor ou pior resistência. O conhecimento, e possível aplicação prática, da avaliação das trincas poderá auxiliar na otimização de perfis térmicos de fornos de pelotização.
Citation
APA:
(2017) Criação De Algoritmo Para Análise De Imagens De Trincas E Da Pelota Queimada E Correlação De Seus Parâmetros Com A Resistência Física Do MaterialMLA: Criação De Algoritmo Para Análise De Imagens De Trincas E Da Pelota Queimada E Correlação De Seus Parâmetros Com A Resistência Física Do Material. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.