Corrosão Nas Regiões De Instabilidade Plástica No Aço Inoxidável Austenitico Alto Nitrogênio Iso 5832-9

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
José Helio Sobrinho
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
17
File Size:
2595 KB
Publication Date:
Aug 8, 2018

Abstract

O aço inoxidável austenítico alto nitrogênio ISO 5832-9 tem sido promissor na manufatura de próteses ortopédicas com resistência mecânica e de corrosão superiores a do aço tradicional ASTM F-138. Pesquisas recentes têm mostrado que esta liga apresenta resultados peculiares, tais como alta resistência mecânica, resistência à corrosão e presença de partículas de segunda fase (Fase Z) na matriz. Entretanto, não se sabe como se dá a correlação mecânica-microestrutural e de taxa de corrosão em regiões de processabilidade industrial desta liga na conformação a quente de peças. No presente trabalho, ensaios sob torção a quente isotérmico contínuo e interrompidos foram realizados após tratamento térmico de solubilização a 1.200oC, por 300 s com intervalos de temperatura variando entre 1.000°C e 1.200oC com taxa de deformação variando entre 0,05 e 5 s-1, para investigar a trabalhabilidade e a taxa de corrosão sob tensão desta liga com aplicação da técnica de espectroscopia de impedância eletroquímica e caracterização microestrutural, conduzida por microscopia óptica e varredura. Os resultados mostram que a tensão de escoamento é sensível aos parâmetros de deformação. O pico de tensão diminui com o aumento da temperatura e redução da taxa de deformação com alta taxa de recuperação dinâmica com grãos alongados, gerando regiões de acúmulo de tensão. Essas regiões de instabilidade plástica apresentam grau de corrosão superior em relação às amostras como-recebidas. As regiões de alta temperatura e baixa taxa de deformação apresentam boa trabalhabilidade com microestrutura final refinada com grãos recristalizados dinamicamente.
Citation

APA: José Helio Sobrinho  (2018)  Corrosão Nas Regiões De Instabilidade Plástica No Aço Inoxidável Austenitico Alto Nitrogênio Iso 5832-9

MLA: José Helio Sobrinho Corrosão Nas Regiões De Instabilidade Plástica No Aço Inoxidável Austenitico Alto Nitrogênio Iso 5832-9. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account