Corrosão Do Aço Carbono Em Meios Contendo Co2: Quando É Possível Estimar Taxa De Corrosão

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Bryan de Barros Soares
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
9
File Size:
1561 KB
Publication Date:
Aug 16, 2017

Abstract

O aço carbono é um material amplamente empregado na indústria petrolífera devido sua elevada resistência mecânica e baixo custo. Entretanto, este material não possui boa resistência à corrosão. Neste contexto a predição da taxa de corrosão é de extrema importância para estimar a durabilidade desses materiais. Atualmente isto é feito com base em dados de ensaios de perda de massa em um único tempo de imersão, estimando-se a taxa de corrosão. Contudo, para converter os dados de perda de massa em taxas de corrosão é imprescindível que os ensaios sejam conduzidos em diferentes tempos de imersão e que haja linearidade entre perda de massa e tempo. Neste trabalho a corrosão do aço carbono em meios saturados com CO2 foi investigada através de ensaios de perda de massa em três tempos de imersão diferentes, com o objetivo de avaliar essa linearidade. Dos quatro meios corrosivos estudados, um não apresentou linearidade entre PM e tempo de imersão, sendo portanto incorreto extrapolar os dados para taxa de corrosão. Os resultados comprovaram que a extrapolação de dados de PM para taxas de corrosão não pode ser aplicada sem uma prévia verificação da linearidade entre perda de massa e tempo de imersão.
Citation

APA: Bryan de Barros Soares  (2017)  Corrosão Do Aço Carbono Em Meios Contendo Co2: Quando É Possível Estimar Taxa De Corrosão

MLA: Bryan de Barros Soares Corrosão Do Aço Carbono Em Meios Contendo Co2: Quando É Possível Estimar Taxa De Corrosão. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account