Comparação Microestrutural De Dois Aços Para Utilizaçâo Em Moldes De Fabricação De Compósitos

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Dirceu da Silva Junior
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
7
File Size:
3758 KB
Publication Date:
Aug 16, 2017

Abstract

Os compósitos poliméricos com fibras naturais são geralmente fabricados com a técnica de moldagem por compressão a frio ou a quente, na qual as fibras são as compactadas com resina em um molde. Em geral, a matriz deve ser feita de um aço resistente à fratura, à fadiga e dureza adequada, pois grandes esforços são utilizados na prensagem do material entre 100 a 300°C. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da temperatura na dureza dos aços SAE 8620 e SAE 8640. Amostras foram submetidas ao tratamento térmico de têmpera a 900oC e revenimento na faixa de 150 a 650ºC. Posteriormente foram lixadas e polidas conforme os métodos convencionais de preparação metalográfica. Na revelação da microestrutura utilizou-se o reagente Nital 2%. Para avaliar a influência da temperatura foram feitas medidas de dureza Rockwel C e análises microestruturais das amostras. Os resultados mostraram que os materiais apresentam uma microestrutura típica de martensita revenida após têmpera e revenido. No entanto, a dureza é superior a 45 RC somente para o aço SAE 8640 até revenimento de 350°C. Conclui-se, portanto, que apenas o aço SAE 8640 é adequado para fabricação de moldes para moldagem a quente de compósitos poliméricos.
Citation

APA: Dirceu da Silva Junior  (2017)  Comparação Microestrutural De Dois Aços Para Utilizaçâo Em Moldes De Fabricação De Compósitos

MLA: Dirceu da Silva Junior Comparação Microestrutural De Dois Aços Para Utilizaçâo Em Moldes De Fabricação De Compósitos. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account