Comparação Entre Métodos Padronizados E Novas Metodologias Para Estimar O Tamanho De Grãos Em Materiais Metálicos

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Diego de Araujo Santana
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
10
File Size:
1574 KB
Publication Date:
Aug 17, 2017

Abstract

O tamanho médio dos grãos é um parâmetro estrutural frequentemente estimado quando se está avaliando, principalmente, as propriedades mecânicas dos materiais metálicos. A American Society for Testing and Materials (ASTM) estabelece, nas normas ASTM E112 e ASTM E1382, metodologias para estimar o tamanho médio dos cristais de maneira manual e semiautomática/automática, respectivamente. O presente trabalho propõe, além de uma nova metodologia semiautomática, duas metodologias automáticas para estimar o tamanhão médio de grão em materiais metálicos policristalinos monofásicos, assim como um parâmetro para avaliar a morfologia dos grãos. O tamanho de grão G ASTM encontrado utilizando os novos procedimentos testados se apresentou muito próximo aos valores obtidos pelos métodos padronizados, que também foram aplicados e usados como referência para avaliação da representatividade das medidas. Desse modo, os métodos propostos se apresentam como uma alternativa viável para estimar o referido parâmetro estrutural dos materiais metálicos.
Citation

APA: Diego de Araujo Santana  (2017)  Comparação Entre Métodos Padronizados E Novas Metodologias Para Estimar O Tamanho De Grãos Em Materiais Metálicos

MLA: Diego de Araujo Santana Comparação Entre Métodos Padronizados E Novas Metodologias Para Estimar O Tamanho De Grãos Em Materiais Metálicos. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account