Comparação Da Resistência A Oxidação De Arames Galvanizados Por Imersão A Quente Aplicando Diferentes Camadas De Conversão A Base De Cromo

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 11
- File Size:
- 1388 KB
- Publication Date:
- Oct 30, 2017
Abstract
O presente trabalho avalia o efeito das camadas de conversão a base de CrVI e CrIII aplicadas na superfície de arames galvanizados por imersão a quente. As bitolas testadas foram 1,24mm, 1,65mm e 3,00mm, utilizando os ensaios de Névoa Salina e Câmara Úmida, avaliando o aspecto superficial dos arames após 1, 3, 6, 24 e 28 horas de exposição ao ambiente agressivo. Pode ser observado que o ensaio de Névoa Salina é pouco indicado para avaliar a oxidação superficial do arame em função de sua agressividade. Os resultados foram melhor interpretados utilizando o ensaio de Câmara Úmida. Inicialmente os arames recobertos por uma camada de conversão a base de CrIII apresentaram desempenho levemente superior àqueles recobertos por CrVI, considerando os mesmos tempos de exposição. Após seis horas os arames galvanizados apresentaram comportamentos semelhantes. O arame galvanizado com maior resistência a oxidação foi aquele protegido com CrIII, porém com o passar do tempo os dois tipos de revestimento se equivalem.
Citation
APA:
(2017) Comparação Da Resistência A Oxidação De Arames Galvanizados Por Imersão A Quente Aplicando Diferentes Camadas De Conversão A Base De CromoMLA: Comparação Da Resistência A Oxidação De Arames Galvanizados Por Imersão A Quente Aplicando Diferentes Camadas De Conversão A Base De Cromo. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.