Compósitos De Matriz Poliéster Reforçada Com Fibras De Juta Aplicados Em Blindagem Multicamada

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Foluke Salgado de Assis
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
9
File Size:
1014 KB
Publication Date:
Oct 30, 2017

Abstract

Este trabalho visa apresentar os resultados obtidos através de ensaios balísticos realizados em sistemas de blindagem multicamada tendo como camada intermediária o compósito de poliéster reforçado com fibras de juta. Seguindo as especificações da norma americana NIJ 0101.06, foram realizados ensaios balisticos utilizando munição de calibre 7,62 x 51 mm, que possui velocidade acima de 800 m/s. A blindagem multicamada utilizada possui como camada frontal uma pastilha hexagonal cerâmica (alumina dopada com 4% de nióbia), segunda camada de compósito de matriz poliéster reforçada com manta de juta e terceira camada uma placa de alumino 5052 H34. A utilização de compósitos poliméricos reforçados com fibras naturais em substituição às fibras de aramida é de grande interesse, pois além de desempenharem a mesma função no sistema de blindagem, possuem um valor de mercado bem menor. Os resultados de profundidade de indentação na plastilina atenderam a norma NIJ 0101.06 e utilizando a técnica de microscopia eletrônica de varredura, verificou-se que o compósito poliéster-juta capturou os fragmentos cerâmicos através do mecanismo de incrustação mecânica.
Citation

APA: Foluke Salgado de Assis  (2017)  Compósitos De Matriz Poliéster Reforçada Com Fibras De Juta Aplicados Em Blindagem Multicamada

MLA: Foluke Salgado de Assis Compósitos De Matriz Poliéster Reforçada Com Fibras De Juta Aplicados Em Blindagem Multicamada. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account