CARATERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E DA TEXTURA CRISTALOGRÁFICA DA LIGA Al AA1070 DEFORMADO A FRIO VIA ECAP A PARTIR DA ROTA C

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 9
- File Size:
- 1171 KB
- Publication Date:
- Aug 8, 2018
Abstract
O trabalho teve por objetivo produzir uma liga Al AA1070 com microestrutura ultrafina via prensagem por canais equiangulares. O processo empregou a rota C com 2 passes consecutivos a frio e acumulou uma deformação ?2 = 2,38. O material de partida é proveniente de um processo de laminação a quente na qual a microestrutura resultante era composta de grãos grosseiros com tamanho de grão de 14,5 ± 19,1 ?m e dureza de 31,1 ± 1,9 Vickers. Foi realizada a caracterização microestrutural com o auxílio das técnicas de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e de difração de elétrons retroespalhados. O comportamento mecânico das amostras foi avaliado por ensaios de dureza Vickers, a fim de se determinar a energia armazenada durante os passes. Os resultados obtidos mostraram que o material de partida apresentou estrutura parcialmente recristalizada, decorrente do processo termomecânico de laminação. A deformação cisalhante severa que ocorre na interseção entre os canais durante o processamento via ECAP permitiu um intenso refinamento de grãos. O tamanho de grão após o 2° passe foi da ordem de 1,6 ± 1,7 µm. A dureza após o 1° passe quase dobrou em relação ao material de partida, mas praticamente se manteve no passe seguinte, sugerindo uma possível estabilidade. Pode-se concluir que ocorreu um considerável refinamento do tamanho de grão em função da elevada fragmentação e rotação da subestrutura após os passes de deformação.
Citation
APA:
(2018) CARATERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E DA TEXTURA CRISTALOGRÁFICA DA LIGA Al AA1070 DEFORMADO A FRIO VIA ECAP A PARTIR DA ROTA CMLA: CARATERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E DA TEXTURA CRISTALOGRÁFICA DA LIGA Al AA1070 DEFORMADO A FRIO VIA ECAP A PARTIR DA ROTA C. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.