Caracterização Mineralógica De Minérios De Ferro Itabiríticos Principalmente Por Mineral Liberation Analyser (MLA)

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Ana Cláudia Carioca
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
11
File Size:
1394 KB
Publication Date:
Aug 1, 2018

Abstract

Devido à complexidade dos minérios itabiríticos, sua caracterização é necessária, com ênfase em microestrutura. Muito usado é o microscópio eletrônico de varredura (MEV), com microanalisador químico por dispersão de energia (EDS). Métodos computadorizados/automatizados de análise mineralógica e microestrutural, incluindo a liberação dos minerais, têm sido propostos, usando MEV-EDS. Um desses sistemas analíticos é o MLA (Mineral Liberation Analyser), que usa análise de imagens de elétrons retroespalhados (BSE) e espectros de raios-X (EDS) na identificação dos minerais, em secções polidas de partículas de minérios. Assim, geram-se mapas de composição microestrutural, com informações importantíssimas como liberação, associações minerais e análises modais. Há grande significado estatístico, pois vários milhares de partículas podem ser analisadas. Estudaram-se 4 amostras de minérios de ferro do Quadrilátero Ferrífero, MG, com graus diferentes de complexidade microestrutural. As faixas granulométricas (-0,500+0,300 mm e -0,300+0,212 mm) foram estudadas por difração de raios-X, espectrometria Mössbauer e MLA. Pelos métodos instrumentais, os minerais abundantes foram quartzo e hematita, obviamente; também foram identificados goethita, gibbsita e magnetita, minoritários; em geral, os dados do MLA foram consistentes com esses. O quartzo se encontra liberado em 3 amostras, acima de 90%; a exceção é a amostra APV4 com liberação de 60%, onde o quartzo está associado a hematita (principalmente) e goethita.
Citation

APA: Ana Cláudia Carioca  (2018)  Caracterização Mineralógica De Minérios De Ferro Itabiríticos Principalmente Por Mineral Liberation Analyser (MLA)

MLA: Ana Cláudia Carioca Caracterização Mineralógica De Minérios De Ferro Itabiríticos Principalmente Por Mineral Liberation Analyser (MLA). Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account