Caracterização Microestrutural E Estudo Cinético De Transformação De Fases Em Dois Aços Standard E Premium De Aplicação Ferroviária

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 12
- File Size:
- 1842 KB
- Publication Date:
- Aug 17, 2017
Abstract
O sucesso do transporte ferroviário depende, entre outras coisas, da integridade física dos componentes metálicos empregados na via permanente. Um dos mais importantes é o trilho, pois falhas catastróficas deste componente podem gerar graves acidentes. No intuito de desenvolver aços com bom desempenho para esta aplicação, estudos têm sido desenvolvidos para se entender os efeitos de composição química e histórico de processamento termomecânico sobre a microestrutura e propriedades mecânicas dos aços. Neste contexto, este trabalho caracterizou microestruturalmente dois aços de aplicação ferroviária, sendo um Standard e um Premium. Amostras representativas destes aços foram submetidas a ensaios dilatométricos e a cinética de transformação de fases austenita-perlita foi investigada. Por meio dos resultados obtidos, foi possível concluir que o aço Premium estudado possui microestrutura mais refinada e que este efeito é devido, principalmente, à menor concentração de Mn em sua composição química. O menor teor de Mn facilita a nucleação de cementita eutetóide, possibilitando a formação de perlita em tempos mais curtos e temperaturas mais baixas do que no aço Standard. Isto possibilita que o aço Premium, em seu processo de fabricação, possa ser resfriado a taxas mais elevadas do que o Standard sem formação de martensita, justificando sua estrutura mais refinada.
Citation
APA:
(2017) Caracterização Microestrutural E Estudo Cinético De Transformação De Fases Em Dois Aços Standard E Premium De Aplicação FerroviáriaMLA: Caracterização Microestrutural E Estudo Cinético De Transformação De Fases Em Dois Aços Standard E Premium De Aplicação Ferroviária. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.