Caracterização Microestrutural E Análises Químicas Semi-quantitativas Das Fases Ferrita E Austenita Em Aços Inoxidáveis Duplex

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 10
- File Size:
- 1329 KB
- Publication Date:
- Oct 30, 2017
Abstract
O valor do PREN da liga pode levar a uma previsão equivocada da resistência à corrosão por pite pois, caso haja um desbalanceamento das frações volumétricas da ferrita d e da austenita, as composições químicas das fases poderão ser muito diferentes daquela da liga. Neste caso o PREN de uma das fases pode ficar abaixo do PREN da liga. Caracterizou-se três chapas de aços inoxidáveis duplex laminados com diferentes PRENs: UNS S32304 (Lean Duplex), UNS S31803 (Duplex) e UNS S32750 (Super Duplex). Várias técnicas complementares de análise microestrutural foram utilizadas, tais como de espectrometria de emissão ótica, microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura com EDS acoplado. Realizaram-se análises metalográficas quantitativas para a determinação das frações volumétricas de ferrita d e da austenita e análises químicas semi-quantitativas das fases presentes utilizando-se um MEV com EDS acoplado.
Citation
APA:
(2017) Caracterização Microestrutural E Análises Químicas Semi-quantitativas Das Fases Ferrita E Austenita Em Aços Inoxidáveis DuplexMLA: Caracterização Microestrutural E Análises Químicas Semi-quantitativas Das Fases Ferrita E Austenita Em Aços Inoxidáveis Duplex. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.