Caracterização Metalográfica E Mecânica De Tubo De Aço Api 5l X70 Soldado Com Multipasses Pelo Processo Smaw Em Condições Específicas De Energia

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Angel Rafael Arce Chilque
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
9
File Size:
1281 KB
Publication Date:
Aug 16, 2017

Abstract

O presente trabalho trata do estudo micrográfico e mecânico de junta soldada a multipassesde tubo de aço API 5L X70, pelo processo manual com eletrodorevestido (SMAW) para os passes de raiz, enchimento e acabamento na posição vertical 3G. Em acordo com API 1104, o consumível escolhido foi eletrodo revestido básico E 9018 – M, a fim de atender a parâmetros de soldabilidade e permitir a comparação dos resultados com trabalhos anteriores. Foram realizados ensaios macrográficos e micrográficos qualitativos da junta soldada e do metal de base, bem como a medição da microdureza Vickers (HV) ao longo da junta e medição do tamanho de grão da região de superaquecimento. Ensaios mecânicos de dobramento, tração e impacto também foram realizados. Os resultados dos ensaios Charpy foram correlacionados com a estrutura metalúrgica, tamanho de grão e microconstituintes presentes na junta soldada.
Citation

APA: Angel Rafael Arce Chilque  (2017)  Caracterização Metalográfica E Mecânica De Tubo De Aço Api 5l X70 Soldado Com Multipasses Pelo Processo Smaw Em Condições Específicas De Energia

MLA: Angel Rafael Arce Chilque Caracterização Metalográfica E Mecânica De Tubo De Aço Api 5l X70 Soldado Com Multipasses Pelo Processo Smaw Em Condições Específicas De Energia. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account